São José do Rio Preto sedia, no dia 21 deste mês, o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes para Prefeituras da região, encontro que irá reunir prefeitos, gestores e servidores para tratar de inovação e desenvolvimento dos municípios. A promoção é da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Rio Preto e Parque Tecnológico.
As inscrições são gratuitas para servidores públicos, vereadores, universidades e entidades. O cadastro deve ser feito pelo www.sympla.com.br/rcd.
O diretor da RCD, José Marinho, destaca que o objetivo é promover a troca de informações entre gestores municipais que adotaram soluções inovadoras para o aprimoramento dos serviços públicos. Ele ressalta ainda que o momento é oportuno para o debate sobre o investimento em cidades inteligentes às vésperas do pleito eleitoral em que os planos de governo devem conter, ainda mais, propostas tecnológicas nas mais diversas áreas.
“A tecnologia virou uma das principais ferramentas para melhorar a qualidade de vida a população, uma vez que podem reduzir custos e ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos. A tendência é que a tecnologia esteja presente de forma mais intensificada nestas eleições”, frisa o diretor.
O secretário municipal de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de Rio Preto, Willian Meque, destacou a importância do município fomentar a inovação nos municípios da região. “São José do Rio Preto é sede da Região Metropolitana e a maior cidade do noroeste paulista. Ao longo de décadas, cultiva um modelo de desenvolvimento baseado na integração e no planejamento urbano para alcançar a sustentabilidade em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural. Hoje, a cidade avança na implementação da transformação digital para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos rio-pretenses, tornando a cidade mais inteligente. Receber o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes abre oportunidades para colocar nossa cidade e todos os municípios da região no centro do conhecimento e das discussões atuais inovação e tecnologia, reforçando a importância e a força do interior do estado”, frisa Meque.
Reconhecimento – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também reconhecerá as Prefeituras Inovadoras da região. Para a seleção, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
Além de modelos nos municípios e políticas públicas, no evento os gestores terão acesso às soluções disponíveis pela eMaster, IGTECH, Binär Tech, Integrativa, Geodados, Portal de Compras Públicas, Netdeep Tecnologia e VOYAGER ITInnovativeSolutions.
Este é o primeiro evento presencial promovido pela Rede Cidade Digital na região noroeste paulista. Em 2021 e 2023, prefeitos e gestores da região de Rio Preto compartilharam de forma online as inovações nas cidades no WebinarRCD, evento que teve início em 2020, durante a pandemia de covid-19, transmitido pela TVRCD, o canal oficial da Rede Cidade Digital no Youtube, que se tornou o principal meio de compartilhamento de informações sobre o investimento em tecnologia nas cidades.
O encontro virtual tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2.500 prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. O acervo de soluções para cidades inteligentes está disponível na TVRCD: https://youtube.com.br/redecidadedigital.
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região de São José do Rio Preto
Data: 21/07
Horário: 08h às 17h
Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, São José do Rio Preto – SP
Inscrições gratuitas: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações via WhatsApp: (41) 3015-6812 ou pela imprensa@redecidadedigital.com.br
Autor: Sharlene Sarti
Fonte: Rede Cidade Digital