Connect with us

Brasil

Abertas inscrições para mais de 260 mil vagas pelo Sisu

Candidatos têm até 21 de janeiro para se inscrever através do Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. O resultado será divulgado em 26 de janeiro.

Publicado

em

Sisu
Divulgação - Governo Federal

Estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem utilizar suas notas para disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições começaram nesta sexta-feira, 17 de janeiro, e podem ser realizadas até o dia 21 por meio do Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. Todo o processo segue o cronograma e os critérios divulgados no Edital n° 35/2024.

A chamada regular tem divulgação prevista para 26 de janeiro. Já o período de matrícula será entre os dias 27 e 31 de janeiro, e quem quiser participar da lista de espera poderá registrar o interesse entre 26 e 31 de janeiro.

Publicidade

Mais de 260 mil vagas

Nesta edição, estão sendo oferecidas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil. Destas, cerca de 68 mil são voltadas para licenciaturas, alinhadas ao programa “Mais Professores para o Brasil”, do Governo Federal. O programa inclui a oferta de mais de 12 mil bolsas para candidatos com notas iguais ou superiores a 650 no Enem, que se matricularem em cursos presenciais de licenciatura.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Sisu, os interessados precisam ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024, e obtido nota superior a zero na redação.

Passo a passo para inscrição:

  1. Acesse o Portal Único do Sisu, clique em “fazer inscrição” e entre com seu perfil gov.br ou crie uma conta.
  2. Confirme seus dados de contato e preencha informações para atender à Lei de Cotas.
  3. Escolha até duas opções de curso, podendo pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, com acesso a detalhes das modalidades disponíveis.
  4. Verifique as informações escolhidas e finalize a inscrição.
  5. Após confirmar, acompanhe os detalhes da sua inscrição na aba “minha inscrição”, incluindo a classificação parcial.

Etapas e lista de espera

Neste ano, o Sisu terá apenas uma fase de inscrições, válida para todas as vagas ofertadas no ano. Após a chamada regular, os candidatos não selecionados poderão aderir à lista de espera entre 26 e 31 de janeiro, também pelo Portal Único do Acesso ao Ensino Superior. A lista poderá ser utilizada pelas instituições durante todo o ano para preencher vagas eventualmente não ocupadas.

Sistema de cotas

Todos os inscritos concorrem inicialmente pela ampla concorrência com base no desempenho no Enem 2024. Em seguida, são aplicados os critérios da Lei de Cotas, garantindo a reserva de vagas para grupos específicos, como estudantes de baixa renda, oriundos de escolas públicas, além de pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. A distribuição de vagas segue os dados do Censo 2022 do IBGE.

Publicidade

Onde estão as vagas

Minas Gerais lidera o número de vagas (34.049), seguida por Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As instituições com mais vagas são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.050, e a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.683. Entre os institutos federais, o Ceará (IFCE) oferece 6.022 vagas, seguido pelo de São Paulo (IFSP), com 5.675.

Além disso, são disponibilizadas 14.521 vagas tecnológicas em cursos voltados para áreas como energias renováveis, ciência de dados e tecnologia da informação.

Publicidade

Sobre o Sisu

O Sistema de Seleção Unificada foi instituído em 2010 pela Portaria Normativa n° 2 e é regulamentado atualmente pela Portaria Normativa n° 21/2012. Ele concentra vagas de instituições públicas de ensino superior que participam do processo seletivo, com destaque para universidades e institutos federais.

IMPORTANTE: Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Publicidade

EM ALTA