Connect with us

Agronegócio

Agro Score: novo Score de Crédito da Serasa Experian impulsiona em 32,9% a pontuação de produtores rurais com mais de 60 anos, revela estudo inédito

Publicado

em

Um estudo inédito revelou o impacto do Agro Score, desenvolvido pela Serasa Experian, na avaliação dos credores para a concessão de crédito ao produtor rural. O recorte por faixa etária mostrou que aqueles com mais de 60 anos tiveram o maior salto na pontuação, já que marcaram alta de até 32,9% em comparação com as modalidades tradicionais de análise entregues pelo mercado. Os agricultores com idade entre 18 e 25 anos também tiveram destaque, crescendo em até 32,6%. Confira no gráfico abaixo os dados completos: 

Publicidade

A avaliação dos credores que utilizam a inteligência do Agro Score para mitigar riscos de inadimplência fez crescer em até 46,2% a possibilidade de concessão de crédito aos produtores rurais que possuem o Score acima de 500 pontos. “Se com o modelo tradicional utilizado pelo mercado, cerca de 61,1% desses trabalhadores teriam acesso a um crédito de qualidade, a expertise do Agro Score foi capaz de aumentar esse percentual para até 89,4%. Ou seja, para cada 1.000 produtores rurais, cerca de 611 estariam aptos ao crédito com o modelo comum de análise. Ao passo que, com o novo Score específico para o agronegócio, esse número cresce para até 894.”, explica o Head de Agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta.

A solução recentemente lançada pela Serasa Experian considera em sua análise o desempenho do produtor rural no mercado financeiro de cooperativas de crédito, comércio atacadista, indústrias de agronegócio, insumos, fertilizantes, maquinário agrícola, entre outros indicadores.

De acordo com Marcelo Pimenta, o estudo demonstra como é fundamental que o setor tenha análises tecnológicas customizadas para garantir negociações mais vantajosas. “A avaliação dessa solução é mais assertiva, pois são levados em consideração os riscos do comportamento financeiro do produtor no mercado e sua relação com inadimplência relacionada ao agronegócio. Por isso, temos um Score de crédito desenvolvido com modelagem estatística avançada para atender as peculiaridades do agronegócio, um dos principais motores da economia no país”.

Publicidade

Regiões Norte e Nordeste do Brasil são as mais beneficiadas pelo aumento do Score

A análise por Estados brasileiros mostrou que as regiões Nordeste (variação média de até 34,5%) e Norte (variação média de até 27,5%) são as mais beneficiadas pelo Agro Score em relação a melhora da pontuação dos produtores rurais que, sendo assim, otimizam sua tomada de crédito por meio da avaliação assertiva dos credores. Segundo o estudo, os donos de propriedades rurais em Pernambuco tiveram o melhor ganho, em termos de Score, marcando alta de até 38,5%. Em sequência está o Sergipe, com até 36,0% de alta. No gráfico abaixo é possível conferir os dados estaduais completos:

“O crédito rural tem sido fundamental para fomentar a produção agrícola e cada vez mais esse recurso é solicitado para dar suporte aos trabalhadores do campo no país. Com a combinação de dados em uma análise customizada, os produtores têm mais chances de acessar linhas de crédito com melhores taxas de juros e investir com segurança em insumos necessários para suas atividades rurais”, finaliza Pimenta.

Metodologia

O Estudo de Impacto do Agro Score foi realizado em junho de 2022, com uma amostra de3 milhões de donos de propriedades rurais de todos os estados brasileiros que realizam transações e linhas de crédito agrícola, além de seguro agro.

Publicidade

Para obter mais informações sobre o Agro Score da Serasa Experian, acesse o site!

Serasa Experian no Agronegócio

Atuando no agronegócio desde 2021, já avaliamos os riscos de crédito e socioambientais de mais de 3 milhões de produtores e mais de 100 mil propriedades rurais totalizando uma extensão equivalente a dez vezes o território da França. Estamos unindo expertise em análise de crédito inovação em análise de risco socioambiental, tecnologia e inteligência analítica para oferecer uma plataforma de soluções que ajude quem produz e quem financia a produção agrícola a escolher o melhor caminho: o que permite traçar as melhores estratégias de negócios e colher os melhores resultados.

Publicidade

Siga o @portaldepinhal no Instagram, no Facebook e no Google News.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade