Connect with us

São Paulo

Governo de São Paulo inicia operação de turismo ecológico no Parque Estadual Ilha Anchieta

Iniciativa visa a melhorar a infraestrutura local e a promover o desenvolvimento socioeconômico na região; permissão de uso prevê que 70% dos colaboradores contratados residam nos municípios de Ubatuba e Caraguatatuba

Publicado

em

Governo de São Paulo inicia operação de turismo ecológico no Parque Estadual Ilha Anchieta
© Foto: Divulgação | Governo de SP

O Governo de São Paulo inicia, neste sábado (15), a operação do turismo ecológico no Parque Estadual Ilha Anchieta, localizado em Ubatuba – litoral norte do Estado. A medida visa a ampliar o ecoturismo e a manter a conservação da biodiversidade, além de fomentar a atividade socioeconômica na região, incluindo a contratação de mão de obra local.

Publicidade

+ Três bons motivos para você visitar as praias do Litoral Norte de São Paulo
+ Governo de SP lança campanha para fomentar retomada do turismo no Litoral Norte

A empresa Ebram Fiori Hostels foi vencedora do processo para permissão de uso, pelo período de dez anos, e ficará responsável por aprimorar a prestação dos serviços e de infraestrutura oferecidos aos visitantes. De acordo com as regras estabelecidas, toda a operação deverá priorizar atividades sustentáveis e com o mínimo de impacto ambiental. O parque recebe, em média, cerca de 40 mil visitantes por ano.

Publicidade

A Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, esteve na Unidade de Conservação e assinou a autorização para início do uso dos serviços de ecoturismo no parque. “A parceria com a iniciativa privada permitirá melhor atendimento aos turistas, além de ampliar o monitoramento da visitação. Com essa ação também permitimos o desenvolvimento socioeconômico no litoral, uma vez que 70% dos colaboradores contratados deverão residir nas cidades de Ubatuba e Caraguatatuba”, explicou.

O contrato prevê, entre outras medidas, serviços de pernoite e alimentação que, hoje, a ilha não dispõe. A comercialização deve priorizar pescados e frutos do mar obtidos por meio da pesca artesanal e produtos que favoreçam a proteção da Mata Atlântica. A operadora deverá, ainda, orientar os frequentadores e promover campanhas educativas acerca do uso de plásticos descartáveis e quanto ao descarte correto dos resíduos. Também disponibilizará às redes públicas de ensino municipais e estaduais períodos para visitação, com hospedagem e pensão completa gratuita.

Publicidade

Vale ressaltar que o patrimônio natural, histórico e cultural do parque continua sob gestão direta da Fundação Florestal, que também será responsável pela fiscalização no local. “A experiência de estar na natureza, de forma ordenada e controlada, constitui umas das principais medidas de sensibilização e educação ambiental, afinal, só quem conhece, preserva”, completa Rodrigo Levkovicz, diretor executivo da Fundação Florestal (FF).

Foto: Divulgação | Governo de SP

Parque Estadual Ilha Anchieta

O Parque Estadual Ilha Anchieta protege a segunda maior ilha do Litoral Norte do estado. São 828 hectares, 17 quilômetros de perímetro e sete praias de águas cristalinas que contrastam com o verde da Mata Atlântica. O local fica a oito quilômetros do continente, e a visita pode ser feita por meio de embarcações cadastradas, com saídas do Píer Saco da Ribeira, em Ubatuba.

O parque possui, ainda, cinco trilhas terrestres, uma trilha subaquática, pontos de mergulho e quatro mirantes. Em 2021, foram concluídas obras de revitalização de estruturas, trilhas, áreas de banho, acervo histórico, sinalização, materiais de educação ambiental, equipamentos e mobiliário.

Publicidade

Mais informações aqui.

Publicidade

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade