Connect with us

São Paulo

Estado de São Paulo envia agentes de segurança, viaturas, embarcações e mais 38 toneladas de donativos ao RS

Apoio do governo vai reforçar o sistema de segurança pública e o socorro às vítimas; no total, quase 52 toneladas em doações foram enviadas

Publicado

em

Estado de São Paulo envia agentes de segurança, viaturas, embarcações e mais 38 toneladas de donativos ao RS
© Foto: Governo do Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo ampliou o suporte às operações das forças de segurança pública do Rio Grande do Sul para ajudar nas operações de resgate nas cidades gaúchas afetadas pelas intensas chuvas e para manter a ordem pública. Nesta quarta-feira (8), 44 policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental de São Paulo partirão para Caxias do Sul para participar dos esforços, acompanhados por 12 viaturas, um caminhão e nove embarcações especializadas.

Este novo contingente se unirá aos mais de 60 membros do Corpo de Bombeiros, do Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo e da Defesa Civil do Estado já presentes no território gaúcho para auxiliar no resgate de vítimas das fortes chuvas. Hoje (7) marca o sexto dia de ação das equipes, que até agora salvaram aproximadamente duas mil pessoas e animais. Os agentes estão operando com o apoio de três helicópteros Águia e um avião King Air.

A iniciativa de São Paulo também recebeu um reforço com o envio adicional de 38,2 toneladas de suprimentos pelo Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e pela Defesa Civil do Estado. Na terça-feira, duas carretas partiram do depósito do FUSSP em direção a Estrela (RS), transportando assistência humanitária, incluindo alimentos, colchões, medicamentos, além de 125 cadeiras de rodas e banho e 100 camas para animais de estimação doadas pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, realizou a entrega desses equipamentos à primeira-dama do Estado e presidente do FUSSP, Cristiane Freitas, no depósito do FUSSP em Jaguaré. Todo o material foi produzido pela Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), vinculada à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, e fabricado e recondicionado dentro das unidades prisionais paulistas, como parte de um programa que envolve detentos e reeducandos.

Até o momento, o Governo de São Paulo já enviou 51,98 toneladas de diversos itens de primeira necessidade para o Rio Grande do Sul. Entre os itens enviados para Estrela estão produtos de limpeza, cestas básicas, produtos de higiene pessoal, geradores, cobertores, além de água potável, remédios e outros produtos de limpeza.

O Governo de São Paulo também demonstra solidariedade iluminando o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (7), em homenagem à população afetada pelas fortes chuvas.

Para apoiar ainda mais os esforços, o Governo de São Paulo reforça o apelo por doações específicas de água potável, materiais de limpeza e higiene. As doações podem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Av. Mal. Mário Guedes, 301, no Jaguaré, das 8h às 17h, ou nos postos do Poupatempo em todo o estado e nas unidades de atendimento da Sabesp. Durante a campanha, o transporte dos recursos para o Rio Grande do Sul será realizado voluntariamente em colaboração com as companhias aéreas Latam, Gol e Azul.

Fonte: Governo de SP

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.

Publicidade