Connect with us

Educação

Inscrições abertas para o Enem 2024: Veja as datas e detalhes

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro

Publicado

em

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 inicia nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho. No Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, haverá um cronograma especial que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Os interessados devem se inscrever através da Página do Participante, utilizando o login da conta gov.br.

Na última sexta-feira (24), foram divulgados os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição, bem como dos recursos relacionados às justificativas de ausência no Enem 2023 para candidatos que estavam isentos da taxa e não compareceram às provas.

A taxa de inscrição é de R$ 85 e pode ser paga até 12 de junho. Os residentes no Rio Grande do Sul também terão direito à isenção dessa taxa.

Instituído em 1998, o Enem avalia o desempenho acadêmico dos estudantes ao final da educação básica e serve como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. Os resultados podem ser utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni). Eles também são aceitos por instituições privadas e em outros países de língua portuguesa que possuem acordo com o Brasil.

LEIA TAMBÉM: PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular Social

Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como treineiros, com o objetivo de realizar uma autoavaliação antes da conclusão da educação básica.

*Com informações da Agência Brasil
Foto: LuisLimaJr | Depositphotos

Siga o Portal de Pinhal no Google News e receba alertas sobre as principais notícias.