De 29 de novembro a 1º de dezembro, a cidade de Espírito Santo do Pinhal (SP) recebe a primeira edição do FESPIN – Festival Nacional de Teatro de Espírito Santo do Pinhal. Com uma programação recheada de atividades culturais, o evento é uma oportunidade única para os amantes da arte e do teatro, oferecendo uma ampla variedade de atrações gratuitas.
O FESPIN é uma realização do grupo Pirlimpsiquice, com o objetivo de fortalecer a cena cultural no interior de São Paulo. O festival, que conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo e do Programa de Difusão Cultural da APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), acontecerá em diferentes locais da cidade, incluindo o tradicional Theatro Avenida, a Estação Cultura, a Praça da Independência, o Casarão da Cia da Hebe, e até mesmo em pontos da zona rural, abrangendo mais de 96% do município.
Gabriel Sobreiro, um dos idealizadores do FESPIN e responsável técnico do festival,
reforça o caráter descentralizado do festival: “a programação começa no histórico Theatro Avenida e se expande para outros pontos da cidade, como a Estação Cultura, a Praça da Independência e o Casarão da Cia da Hebe. Além disso, também atingirá a zona rural, que totaliza mais de 96% do território do município”. Manuel Figueiredo, idealizador e responsável pela comunicação do festival, reforça que “ao longo de três dias, o público poderá aproveitar mais de 15 horas de atividades gratuitas, incluindo espetáculos teatrais, ocinas formativas, apresentações de cabaré, batalhas de rimas e uma Mostra de Cenas Curtas”.
LEIA TAMBÉM: Veja as oportunidades de emprego abertas no PAT de Pinhal nesta quinta-feira (28)
Programação diversificada e de alto nível
O FESPIN contará com espetáculos de diferentes coletivos de todo o Brasil, incluindo o Coletivo AREAS (RJ), Manhas & Manias (SP), Teatro de Riscos (Ribeirão Preto), Ubuntu Cultural, Kirô, e Cia. Trupeçar, de Espírito Santo do Pinhal. Além dos tradicionais espetáculos teatrais, o evento oferece o FESPIN+, uma programação noturna com apresentações especiais, como um cabaré em um dos bares mais tradicionais da cidade e uma batalha de rimas no beco do Theatro Avenida.
Programação Completa
SEXTA-FEIRA (29/11)
20h00 – Espetáculo adulto – Crime e Castigo 11:45 (Coletivo AREAS)
Local: Theatro Avenida
Classificação etária: 12 anos
22h00 – FESPIN+ (Cabaré da Alexandrina)
Local: Bar do Clube
Classificação etária: 18 anos
SÁBADO (30/11)
10h00 – 12h30 – Oficina: O corpo e o espaço na cena ou O brinquedo de atuar (com Mônica Sucupira)
Local: Cia da Hebe
Classificação etária: A partir de 14 anos
16h30 – Espetáculo de rua – Hoje Tem Festa no Céu (Manhas & Manias)
Local: Praça da Independência
Classificação etária: Livre
20h00 – Espetáculo adulto – Um Beijo em Franz Kafka (Manhas & Manias)
Local: Theatro Avenida
Classificação etária: 16 anos
21h30 – FESPIN+ (Batalha de rimas com Ubuntu Cultural)
Local: Beco do Theatro Avenida
Classificação etária: 14 anos
DOMINGO (01/12)
10h00 – 12h30 – Roda de conversa: Captação de recursos e Gestão de Coletivos Teatrais (Pirlimpsiquice convida Teatro de Riscos)
Local: Museu e Biblioteca Dr. Abelardo Vergueiro Cesar
Classificação etária: Livre
16h00 – Espetáculo de rua – Hoje Tem Festa no Céu (Manhas & Manias)
Local: Zona Rural
Classificação etária: Livre
16h30 – Espetáculo infantil – Madame M (Teatro de Riscos)
Local: Theatro Avenida
Classificação etária: Livre
19h00 – 1º Cenas Curtas do FESPIN
Local: Estação Cultura
Classificação etária: 12 anos
Ingressos e Informações:
A entrada para todas as atividades do festival é gratuita. Os ingressos podem ser retirados nas redes sociais do FESPIN (@fespinteatro). Para mais informações sobre a programação e inscrição, acompanhe o festival nas redes sociais.