São Paulo
Profissionais de Engenharia de todo o país agora podem atuar em SP
Criada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua, iniciativa unifica registro profissional em âmbito nacional; SP é o segundo estado a aderir

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) traz uma novidade que promete facilitar a atuação dos profissionais. Agora, engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores de todo o Brasil podem obter a permissão automatizada para trabalhar em território paulista com o Registro Único, iniciativa do Sistema Confea/Crea e Mútua que unifica o cadastro profissional nacional. O projeto já havia sido implementado em Goiás.
LEIA TAMBÉM: Saque do FGTS em 2025: quem tem direito ao saldo integral e como funciona a nova regra?
“O que permite que profissionais de outros estados atuem aqui é o visto. Até o dia 27 de fevereiro, quando a solicitação era feita, levava de 5 a 10 dias para que a emissão do visto fosse concluída. Com a implantação do Registro Único no Crea-SP, o serviço passa a ser realizado em minutos”, explica o superintendente de Tecnologia e Inovação da autarquia, Marcelo Pessoa.
Para que o procedimento ocorra com total eficiência, o registro deve estar ativo e regular, e os dados cadastrais informados ao Sistema precisam estar atualizados. “O nosso compromisso é com os profissionais. Entendemos que, dessa forma, ao facilitar o exercício legal das profissões, contribuímos diretamente para a formalização do mercado, criando oportunidades justas de atuação”, afirma a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey.
Depois de registrado no Conselho paulista, o profissional pode emitir Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) e ter acesso aos demais serviços e benefícios que a autarquia oferece, como acesso à plataforma Crea-SP Capacita, ao Clube de Vantagens, ao Banco de Talentos e mais. “Se, por algum motivo, o profissional encontrar uma dificuldade por não cumprir essas condições, o visto dele passará pelo procedimento convencional, ficando sujeito à análise convencional antes de ser autorizado”, esclarece Pessoa.
Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.

-
Espírito Santo do Pinhal6 dias atrás
Sinergia Telecom se destaca como referência em internet fibra óptica em Espírito Santo do Pinhal
-
Espírito Santo do Pinhal2 dias atrás
Obras de revitalização da Rua José Bonifácio têm início em Espírito Santo do Pinhal
-
Loterias6 dias atrás
Mega-Sena sorteia R$ 90 milhões nesta quinta-feira; apostas vão até 19h
-
Economia2 dias atrás
Sabesp inicia campanha para renegociar dívidas antigas com descontos e parcelamento
-
Educação2 dias atrás
Governo de SP destina R$ 1,2 bilhão para modernização de Etecs e Fatecs
-
Educação2 dias atrás
Univesp divulga quando sairá o resultado do Vestibular 2025; veja como conferir
-
Notícias regionais7 horas atrás
Habib’s retorna a Mogi Guaçu após 8 anos com loja inédita junto ao Ragazzo; veja onde fica
-
Eventos5 horas atrás
Sorriso Maroto anuncia fim da turnê “Sorriso Maroto – As Antigas” e se apresenta em Campinas; confira