Connect with us

São Paulo

Veja onde estão as melhores praias de água doce do interior paulista

Destinos ideais para quem busca descanso, natureza e pé na areia — sem sair do interior de São Paulo

Publicado

em

Praias de agua doce interior paulista - Rifaina
Rifaina - SP (Foto: Prefeitura Rifaina)

Você não precisa ir até o litoral para curtir uma boa praia com areia, sol e muito lazer. No coração do estado de São Paulo, municípios do interior oferecem verdadeiros oásis de água doce à beira de rios caudalosos, com paisagens encantadoras, estrutura completa e atividades para todos os gostos — da pesca esportiva ao mergulho em águas cristalinas.

LEIA TAMBÉM: Lugares incríveis para se hospedar em Espírito Santo do Pinhal

Essas praias fluviais, banhadas por rios como o Tietê, Paranapanema, Paraná e Rio Grande, são alternativas perfeitas para quem busca tranquilidade, contato com a natureza e opções acessíveis de lazer sem encarar longas horas de estrada até o litoral.

Continua depois da publicidade

Rifaina (SP)

Mergulho em Rifaina (Foto: Prefeitura de Rifaina)

Localizada na região de Franca, Rifaina é um dos destinos mais procurados. Às margens do Rio Grande e da represa de Jaguara, o município atrai mergulhadores de todo o país. A região abriga cânions submersos, antigas estruturas da cidade, formações rochosas e até cachoeiras ocultas a até 50 metros de profundidade.

Apesar de ter pouco mais de 4 mil habitantes, Rifaina recebe mais de 150 mil turistas por ano. Além das belezas naturais, a cidade é conhecida pela boa gastronomia e avistamento de aves.

Sabino (SP)

Com pouco mais de 5,5 mil moradores, Sabino é outro destino imperdível. A Praia Municipal, às margens do Tietê, impressiona pela infraestrutura: quiosques, área de camping, academia ao ar livre, espaço para pesca e eventos, além de estacionamento e banheiros. O cenário é um convite ao descanso em família ou à prática de esportes aquáticos.

Rosana (SP)

Balneário Municipal de Rosana (Foto: Prefeitura de Rosana)

No extremo oeste paulista, Rosana encanta com a fusão das águas dos rios Paraná e Paranapanema. O local é um verdadeiro paraíso para a pesca esportiva e esportes náuticos como esqui aquático, caiaque e mergulho. Há até uma embarcação submersa da década de 1930 para explorar!

O Balneário Municipal de Rosana oferece toda a infraestrutura: banheiros, duchas, playground, quadras, estacionamento, policiamento e acesso fácil com sinalização em todo o percurso.

Continua depois da publicidade

Paranapanema (SP)

Paranapanema – Praia às margens da Represa Jurumirim (Foto – Prefeitura de Paranapanema)

Com 20 mil habitantes, a Estância Turística de Paranapanema é banhada pelo rio de mesmo nome e abriga a represa Jurumirim — local ideal para jet-ski, windsurf e pesca. Entre os atrativos está a Ilha do Sol, com praia livre, rampa para barcos, campo de futebol e uma vista espetacular do pôr do sol.

Outros destaques incluem a Praia dos Holandeses, Praia Branca e a tradicional Vila dos Pescadores, famosa pelos tucunarés.

Rubinéia (SP)

Pier de Rubineia – (Foto – Prefeitura de Rubineia)

Na divisa com Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, Rubinéia é um verdadeiro polo do turismo náutico. Com praias como Sol, Esmeralda e Pedregulho Cor de Rosa, a cidade oferece infraestrutura completa e gastronomia baseada em peixes frescos. A imponente Ponte Rodoferroviária também é um atrativo à parte.

Compartilhe esta notícia

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA