Connect with us

Policial

Polícia Militar de SP e Google firmam parceria para combate a roubo de celulares

Nova funcionalidade permite que policiais atuem em tempo real com apoio da vítima para localizar celulares subtraídos

Publicado

em

Google e PM parceria
Imagem gerada com IA

A Polícia Militar de São Paulo anunciou nesta terça-feira (10) uma nova parceria com o Google para reforçar o combate a furtos e roubos de celulares no estado. A iniciativa foi apresentada durante um evento voltado para desenvolvedores na capital paulista.

Com a novidade, os policiais poderão utilizar seus Terminais Portáteis de Dados (TPDs) para bloquear aparelhos roubados e acessar a localização dos dispositivos em tempo real, desde que haja autorização da vítima. A funcionalidade será integrada ao Google Localizar Meu Dispositivo, serviço que já está presente em celulares com sistema Android — que representa mais de 80% dos smartphones em uso no país.

“A segurança pública em São Paulo está avançando com tecnologia, integração e respeito ao cidadão. Essa parceria da PM com o Google é mais uma ferramenta importante para coibir o crime e proteger a população”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas durante o evento.

Continua depois da publicidade

Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação da PM, a ferramenta poderá ser ativada apenas mediante solicitação da vítima, que deverá fornecer os dados necessários para a ação. Além do bloqueio remoto, os agentes também poderão ajudar na localização do celular, ativar um alerta sonoro no aparelho ou, em último caso, realizar a exclusão de todos os dados armazenados.

Apesar do suporte oferecido, a PM reforça que o procedimento não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve ser feito com o número do IMEI do telefone. A funcionalidade será disponibilizada nos TPDs à medida que os policiais forem treinados para seu uso, com início das instruções previsto ainda nesta semana.

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 24,7 mil roubos de celulares na capital paulista — uma queda de 12,9% em relação ao mesmo período de 2024.

Continua depois da publicidade

Com informações da Agência SP

Compartilhe esta notícia

Publicidade
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA